sábado, 15 de janeiro de 2011

Debate de Natal

Após a realização do debate no 7ºA , os anotadores registaram os pontos de vista / definidos e discutidos pelos interlocotores.
A Daniela considerou que o Natal deve ser uma festa religiosa , já que enquadra com a época em que o menino Jesus , nasceu.Por isso , há que preservar o presépio e os valores por ele transmitidos.

A Adriana tomou a palavra, dizendo : ''Como é do conhecimento de todos, estou convencida que o Natal tradicional representa , através do presépio , a união da família , a paz , a fé e a solidariedade . Estou inteiramente de acordo com estes valores universais que estão em risco , hoje em dia...

A Alexandra fez a intervenção :  Se me permite interverir , gostaria de acrescentar que muitas pessoas já esqueceram essa tradição e olham para o Natal como a época em que um homem de barbas brancas e vestido de vermelho que dá muitas prendas.Alias, esse homem é uma invenção da coca-cola , que no século XX(20) , nos anos 30 , criou um publicidade com esta figura comercial.

A Bárbara não foi da mesma opinião , dizendo que estava convencida  que o Natal também é uma festa de consumismo e não apenas religiosa.Não há duvida que as pessoas estão mais centradas na compra e na troca de pendas do que nos rituais religiosos próprios do Natal ( missa do galo,rezar ao presépio,receber prendas no sapatinho pelo menino Jesus) que numa sociedade consumista e quase impossível resistir á tentação de gastar e esbanjar dinheiro.

O Nuno apresentou o seu ponto de vista : ''Se ma dão licença de falar, compreendo/percebo  que haja necessidade de consumir, porem podemos conciliar na festa de Natal não só a existência de prendas (com limites!!!) mas também a união da família.
Gostaria de acabar dizendo que há lugar no Natal para o Menino Jesus e o pai natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário